segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os prazeres da alma III

"Os indivíduos que alcançarem o estado de liberdade vivem no equilíbrio, porquanto não acreditam em tudo, nem desconfiam de tudo. Fazem parte do rol das criaturas centradas: diferenciam o que existe de real e verdadeiro, e não ficam imaginando males ilusórios ou sem fundamento."

"Enquanto vivermos de forma mecânica, irrefletida e sem a intervenção  consciente da lucidez, nos privaremos de possuir uma mente tranquila e um coração pacificado."

"Todos nós somos água da mesma fonte, mas corremos momentaneamente em leitos diferentes."

"De que servem cabelo e manto impecáveis, ó tolo! Tudo dentro de ti está confuso e, no entanto, você penteia a superfície."

"Humildade nada tem a ver com a presença ou ausência de bens materiais, mas com a forma de comportamento íntimo."

"Ter compaixão é possuir um entendimento maior das fragilidades humanas. É quando nos tornamos mais realistas, menos e exigentes e mais flexíveis com as dificuldades alheias. Assim, nossa visão do mundo se expande."

"Não poderemos ser autênticos se não formos corajosos. Não poderemos ser originais se não lançarmos mão do destemor. Não poderemos amar se não corrermos riscos. Não poderemos pesquisar ou perceber a realidade se não fizermos uso da ousadia."

"Só tropeça quem está a caminho. Só erra quem é livre para tentar."

"Fixar-se numa só linha de pensamento ou corrente filosófica pode parecer a maneira mais segura de se viver, contudo é a mais infantil delas."

"Perdoar ou desculpar alguém é bom e saudável, mas viver desculpando indefinidamente os erros alheios pode ser muito perigoso. As emoções enterradas e não verbalizadas se manifestarão de forma negativa em outras situações e com diferentes pessoas em nosso dia-a-dia."

"O amor desenvolve características pessoais, distinguindo e particularizando a criatura. Ao proporcionar-lhe vontade própria e independência, enseja que ela expanda horizontes e dissolva as barreiras onde o padrão e a generalização ergueram paredes."

(Os prazeres da alma;  Francisco do Espírito Santo Neto)

Um comentário:

Forum Celular espiao disse...

Gostei muito deste site e por isso resolvi colocar uma mensagem para conhecimento de todos. Já existe uma maneira de se fazer grampo de celular. Chama-se telefone espião. Você pode encontrar no site www.celularespiao.net