terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Os prazeres da alma II

Photo by Ana Xavier
"Nossa impaciência desequilibra os processos internos e externos da Natureza em nós. Atos e atitudes pacienciosas podem mudar nosso modo de ser e enfrentar conflitos. Lembremo-nos de que todo problema contém em si mesmo a 'semente da solução'.
No entanto, a paciência não é passividade, estagnação, ociosidade ou paralisação. É antes um potencial a ser desenvolvido - serenidade, persistência e constância. Ela permite que possamos descobrir o momento certo de perseverar ou de abdicar de relações, situações, vínculos e atividades que envolvem o nosso dia-a-dia."

"Para crer, não basta ver, é preciso, sobretudo, compreender."

"Amar não significa esperar que alguém nos satisfaça todos os anseios e necessidades que cabe só a nós satisfazer."

"Na ética ou na fraternidade, a vida social do planeta se transforma numa melodia executada por muitos instrumentos afinados na mesma tonalidade; todos vibram em conjunto, embora uma só música seja tocada."

"Somente optando pelo auto-respeito é que conseguiremos o respeito alheio. Encontraremos nos outros a mesma dignidade que damos a nós mesmos."

"A liberdade como todas as outras conquistas da alma, só será alcançada verdadeiramente se for compartilhada com os outros."
(Os prazeres da alma;  Francisco do Espírito Santo Neto)

Nenhum comentário: